TECIDO USADO PELO REI SALOMÃO É ENCONTRADO
08/02/2021 16:07 em Palavra de Fé

Arqueólogos descobrem tecido que pode ter sido usado pelo rei Salomão

 

Um tecido de cor roxa datado de 3 mil anos foi encontrado em Israel.

 

A revista científica PLOS ONE divulgou nesta quinta-feira (28) a descoberta de um tecido roxo datado de 3 mil anos atrás no deserto do Negev, em Israel. O tecido lembra os relatos bíblicos sobre o tipo de vestimenta usada por reis, como Salomão.

 

Essa é a primeira descoberta do tipo datada de 1.000 anos antes de Cristo, tornando-se uma mostra do tipo de tecido usado pelos reis bíblicos. Os estudiosos lembram que tecidos de cor roxa eram peças caras devido à sua origem, já que a tonalidade era extraída de mariscos.

 

De acordo com a Autoridade Palestina, esta é uma descoberta importante. Naama Sukenik, que faz parte da curadoria do acervo, afirma que a peça é da época de Davi e Salomão.

 

“Esta é a primeira peça de tecido já encontrada da época de Davi e Salomão que é tingida com o prestigioso roxo. Na antiguidade, o traje púrpura era associado à nobreza, ao sacerdócio e, claro, à realeza”, explica.

 

A coloração roxa é mencionada no Antigo Testamento em Cantares, no capítulo 3 e versículos 9 e 10, que diz: “A liteira do rei Salomão é feita de madeira importada do Líbano. As colunas são de prata, a cobertura é de ouro, as almofadas são de tecido púrpura. Foi enfeitada com carinho pelas mulheres de Jerusalém” (NVT).

 

Apesar de a tinta púrpura real ser mencionada em diversos textos judaicos, sendo feita a partir de moluscos encontrados no Mar Mediterrâneo, essa é a primeira vez que tecidos roxos datados de 3.000 anos foi encontrado em Israel.

 

De acordo com Sukenik, o valor da tinta roxa era muito elevado na época, podendo custar mais do que o peso equivalente de ouro. Além dos tecidos, outros materiais, como cordas e couro, foram encontrados em Timna, lançando luz sob os costumes dos tempos bíblicos.

 

 

 

 

fonte site: gospelprime

COMENTÁRIOS