O CRISTÃO E A POLÍTICA
08/11/2020 11:41 em Palavra de Fé

O CRISTÃO E A POLÍTICA

O Cristão e a Política

 

“Quando os bons alcançam o poder, todos festejam; mas, quando o poder cai nas mãos dos maus, o povo se esconde de medo”. PV 28:12 NTLH

 

O que é política?

 

Entre algumas definições, quero destacar que política é “a arte de bem governar os povos” Sendo assim, política está na Bíblia desde os primeiros capítulos do Gênesis.  Veja o que diz:

 

" ...enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo o animal que rasteja pela terra" (Gn. 1;28). E mais: " Havendo, pois, o Senhor Deus formado a terra todos os animais do campo, e todas as aves dos céus, trouxe-os ao homem, para ver como este lhes chamaria; e o Nome que o homem desse os seres viventes, esse seria o Nome deles" ( Gn. 2:19).

 

O que isto significa senão Deus entregando poder político a Adão? Logo se conclui que política não é pecado, pois se fosse, Deus jamais daria esse poder ao primeiro homem, revelando assim a sua vontade.

 

O pecado não está na política ou em ser político, e sim na corrupção.

 

" Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não faz, nisto está pecando" (Tg. 4:17).

 

" Toda injustiça é pecado" ( I Jo. 5:17 a)

 

Política no Velho e no Novo Testamento

 

" Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela... Farei de ti uma grande nação."( Gn. 12:1-2)

 

Veja que o próprio Deus chama a Abrão e manda que ele rompa com os seus e vá para uma terra que Deus o mostraria para estabelecer uma nova nação, o que pode ser mais político do que isso? Abrão recebe a ordem de estabelecer um novo povo, uma nova civilização, que para tal teria que constituir tudo que uma nação precisa para funcionar, como: uma ordem jurídica, cultura, toda estrutura política, etc, etc...

 

Abraão assim como outros da bíblia, foram homens religiosos e também políticos que foram levantados por Deus para cumprir um propósito para sua geração.

 

José do Egito um político usado por Deus!!!

 

Uma das histórias mais linda de superação da bíblia, envolve um “Primeiro-Ministro”, administrador do Egito e está registrado em Gênesis 37 a 50.

 

O libertador de Israel

 

Moisés foi escolhido por Deus para ser o libertador do povo Israel, livrando-os da escravidão de Faraó, levando-os a terra prometida. Isso é política! Moisés foi um dos maiores estadistas de toda a história da humanidade, foi um homem usado poderosamente por Deus.

 

" E Moisés foi educado em toda a ciência dos egípcios, e era poderoso em palavras e obras" (At. 7:22).

 

Poderíamos ainda falar de Sansão, Gideão, Daniel, Davi, Salomão... Homens de Deus usados na política como agentes operadores da vontade de Deus aqui na terra

 

O discípulo de Jesus José de Arimatéia

 

José de Arimatéia era SENADOR e foi um discípulo de Jesus, logo se entende que um político fazia parte dos discípulos do mestre. Se ser político fosse contraria a vontade de Deus para um cristão, Jesus cometeu um pecado escolhendo um Senador para ser seu discípulo!

 

Por que Deus levantou um senador para ser discípulo de Jesus?

 

Deus usou o senador José Arimatéia para fazer cumprir o que havia sido predito pelo profeta Isaías sobre o sepultamento de Jesus (Is.53:9).

 

Só um Senador tinha imunidades, não poderiam ser presos. Era o momento mais difícil vivido pelos seguidores de Jesus até então, agora nosso mestre estava morto, pendurado em uma cruz. Era costume que todo condenado e morto por crucificação jamais seria sepultado, mas a profecia predizia que alem de sepultado, Jesus seria sepultado em local especifico, “entre ricos” (IS 53:9), diante do ocorrido nenhum dos outros discípulos poderiam pleitear o corpo de Jesus para o sepultamento como predisse o profeta Isaias, Pedro um discípulo ousado, mas sem imunidades, logo seria preso se tentasse algo. Mas um detinha de posição política e falou ousadamente com as autoridades, pois sua posição, e a autoridade de sua função política dava a condição de falar sem medo. ( Mt 27:57-61; Lc 23:50-53; Jo 19:38-39 ).

 

Jesus também ensina sobre política

 

Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus (Mt. 22:21).

 

Feliz a nação cujo Deus é o Senhor! Salmos 33:12

 

Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ação de graças por todos os homens; pelos REIS E POR TODOS OS QUE EXERCEM AUTORIDADE, para que tenhamos UMA VIDA TRANQUILA E PACÍFICA, com toda a piedade e dignidade. Isso é bom e agradável perante Deus, nosso Salvador, que deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade. 1 Timóteo 2:1-4

COMENTÁRIOS