AS TRÊS ETAPAS DA SALVAÇÃO
21/06/2020 11:13 em Palavra de Fé

E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

 

1 Tessalonicenses 5:23

O sistema religioso trabalha encima da falta de entendimento do povo, e quanto menos souberem, melhor é para esse sistema maligno. Por falta de conhecimento, muitos acreditam que a salvação se resume a uma confissão inicial.

 

Alguns acham que basta somente crer que Jesus morreu pelos nossos pecados e a salvação está garantida, e não há mais nada a se fazer, a não ser frequentar a igreja e seguir os ritos religiosos. O termo “Salvação” tem vários sentidos em toda a Bíblia. 

 

O Apóstolo Paulo em suas cartas que foram direcionadas as igrejas, consequentemente é um ensinamento a nós hoje, se refere a salvação considerando três etapas, ele ensina que devemos desenvolver a nossa salvação.

 

“Assim, pois, amados meus, como sempre obedecestes, não só na minha presença, porém, muito mais agora, na minha ausência, desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor” (Filipenses 2.12)

 

A nossa salvação precisa ser desenvolvida e isso deve ser uma iniciativa nossa! Não é Deus quem a desenvolve, somos nós! Vejamos a seguir as três etapas da salvação.

 

PRIMEIRA ETAPA, A SALVAÇÃO DO ESPÍRITO

 

Essa etapa já foi resolvida por Cristo na cruz, sua morte justificou os eleitos. Assim como em Adão todos foram feitos pecadores compulsoriamente, com a morte e ressurreição de Cristo, todos fomos justificados do pecado compulsoriamente, também. Logo Cristo nos tornou livres do pecado nos justificando através de sua morte na cruz.

 

Todos que se entregam a Jesus esta livre do pecado e de suas consequências, pois ele teve origem em Adão e seu fim em Cristo, portanto nenhuma condenação há para aqueles que estão em Cristo. Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram; Romanos 5:12

 

 Se pela transgressão de um só a morte reinou por meio dele, muito mais aqueles que recebem de Deus a imensa provisão da graça e a dádiva da justiça reinarão em vida por meio de um único homem, Jesus Cristo. Romanos 5:17

 

 Consequentemente, assim como uma só transgressão resultou na condenação de todos os homens, assim também um só ato de justiça resultou na justificação que traz vida a todos os homens. Logo, assim como por meio da desobediência de um só homem muitos foram feitos pecadores, assim também, por meio da obediência de um único homem muitos serão feitos justos. Romanos 5:18,19

 

Então, fica claro que depois da cruz o pecado não tem mais poder sobre os filhos de Deus.

 

 SEGUNDA ETAPA, A SALVAÇÃO DIÁRIA (ALMA)

 

Ela se dá com aplicação diária do evangelho da graça em nossa vida, isso ocorre quando alinhamos nossos pensamentos, atos e comportamentos aos princípios de Deus. A aplicação da palavra a nossa vida diária, tem a finalidade de nos salvar das nossas próprias armadilhas carnais, de nos salvar de nós mesmos, de nos salvar das mentiras das religiões, nos tornando livres com a liberdade com que Cristo nos libertou (Gl 5:1), essa aplicação deve ser dia-a-dia.

 

Somente através da aplicação do evangelho da graça diariamente é que conseguiremos a salvação de nossas almas (mentes), não há outro meio, somente assim podemos atingir a renovação e transformação. E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2

 

Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo. 2 Coríntios 10:5

 

Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo. 2 Coríntios 10:5b Alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas. 1 Pedro 1:9

 

Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade, para o amor fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro; Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre. 1 Pedro 1:22,23

 

TERCEIRA ETAPA, A SALVAÇÃO DO CORPO

 

 Essa etapa se dará no final de tudo, é a Salvação do corpo, por meio da Transformação, nossa esperança prometida, seremos transformados, teremos um corpo glorificado. Esse é o objetivo final, quando na ressurreição ou no arrebatamento, receberemos um novo corpo, semelhante ao de Cristo depois de ressurreto.

 

A salvação foi uma conquista que o Senhor Jesus obteve para nós, mediante Sua morte e ressurreição, essa salvação completa e perfeita, a qual oferece a todos que se arrependem de seus pecados. Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade.

 

E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória.

 

Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória? Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:53-57 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!