HALLOWEEN OU REFORMA PROTESTANTE?
11/11/2019 13:23 em Novidades

Dia das Bruxas parece querer ofuscar a reforma protestante

Dia 31 de outubro existe duas celebrações totalmente distintas em boa parte do mundo, uma infelizmente é a mais conhecida até mesmo entre o cristãos, que é o hallowen; a outra é a reforma protestante que lamentavelmente é desconhecida e esquecida por muitos dos cristãos.

Muitos cristãos até sabem dizer o que foi a reforma, porem não sabem o que ela significou e significa para nós até hoje.

Grande parte desse desconhecimento se dá a superficialidade com que os pregadores de hoje conduzem seus ministérios, pois os mesmos fazem o que dá certo e não o que é certo. Entregam aquilo que o seu “rebanho” querem consumir e não o que necessitam.

A celebração do Halloween tem tido um aumento considerável em nosso país, apesar de não estar em nosso calendário como uma festa oficial, essa festa já tem ocupado muitos lugares, como escolas, academias, muitas lares, e até alguns locais de trabalho.

O Halloween teve inicio entre os Celtas, que viveram a mais ou menos dois mil anos, nas região da Inglaterra, Irlanda, Escócia e noroeste da França. Os sacerdotes Celtas costumavam honrar Samhain, deus dos mortos.

Foram os imigrantes irlandeses quem levaram esta tradição para a América do Norte, no século XIX, onde ela aos poucos se tornou uma celebração nacional.

Dentre alguns símbolos usados nesta tradição está a abóbora recortada em forma de "careta". Conta-nos a lenda que um homem (Jack) a quem foi negada a “entrada no céu”, por causa  de sua maldade, e no inferno, por pregar peças no diabo. Condenado a perambular pela terra como espírito até o dia do juízo final, Jack colocou uma brasa brilhante num grande nabo oco, para iluminar-lhe o caminho através da noite. Este talismã (nabo que virou abóbora) simbolizava uma alma condenada.

Esse é apenas um dentre outros símbolos desta antiga lenda Celta que são utilizados até hoje no dia de Halloween.

Nesse dia os cristãos deveriam comemorar apenas o Dia da reforma protestante, essa foi a época em que homens como john Wicliff, Jhon Hus, Lutero, Calvino, entre outros, pagaram com a própria vida para dar ao mundo um cristianismo mais puro e simples. O desejo desses reformadores era ensinar uma salvação baseada na graça de Deus, fundamentada na fé em Jesus e a bíblia acessível na linguagem do povo.

Esse movimento foi iniciado por uma monge agostiniano chamado Martinho Lutero, sua vida religiosa poderia ter sido igual à de tantos outros, não tivesse sido profundamente marcada pela leitura da Bíblia. A consequência dessa vida dedicada a leitura da palavra, levou-o em 1511, em uma visita a Roma, a perceber que nada do que a Igreja e a tradição religiosa ofereciam como caminho para Deus era eficaz. Foi então, que em sua dedicação a leitura da palavra encontrou a passagem de Romanos que incendiou sua alma: "O justo viverá pela fé".

Lutero identificou um grande desalinhamento entre a realidade da Igreja e os princípios bíblicos, isso lhe causou grande revolta que o levou a protestar publicamente contra o que Roma estava fazendo, tentando imprimir outros princípios a fé cristã.

Em 31 de outubro de 1517, fixou 95 teses contra as indulgências na porta da igreja onde pastoreava (Witenberg). Suas teses foram rapidamente divulgadas por toda a Alemanha. Nelas, ele afirmava a nulidade das indulgências para perdoar pecados e livrar almas da condenação, contestava o poder da Igreja como mediadora entre os fiéis e Deus e assegurava que todo fiel arrependido era remido de seus pecados através da fé em Cristo. Este foi o início da Reforma Protestante.

A falta de conhecimento de muitos cristãos atuais sobre esse movimento importante faz com que hoje precisamos de uma nova reforma, porem agora incluindo muitas igrejas que são conhecidas com evangélicas.

É COINCIDÊNCIA?

 

Você acha mesmo que é coincidência ser comemorado o dia das bruxas ou Halloween como é conhecido aqui no Brasil no mesmo dia da reforma protestante? Ou é uma forma de abafar e não ser lembrado o dia em que a bíblia era negada ao povo, bem como sua interpretação pessoal era considerada pecado pela igreja oficial na época.

É triste ver que hoje igrejas evangélicas personalizaram o halloween, adaptando-o e sendo festejado dentro das igrejas (Clique aqui e veja a matéria sobre Halloween Gospel). Estão tentando personalizar a bíblia, deixando ela ao gosto do “seu” povo.

Para terminar acrescento que o movimento da reforma Protestante, veio trazer um basta a deturpação do evangelho de Cristo que vigorava como “verdade”, restaurando a autoridade da bíblia como unica fonte de doutrina e pratica cristã (Solo Scritura), que só a fé em Jesus Cristo nos garante a salvação eterna (Sola Fide), sendo Cristo o único caminho para a salvação (Solus Christus), salvação esta que  não pode ser alcançada pelas obras humanas, mas unica e exclusivamente pela graça de Deus (Solo Gratia), a quem pertence toda a glória (Soli Deos Gloria)

Agradeço a Deus por ter me libertado desse movimento cego que se diz cristão, e por me conduzir a liberdade com que Cristo me libertou (Gl 5:1). Fica preso a isso quem quer, ou quem ainda não teve os olhos abertos para essa verdade.

Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado.   Jo 15:3

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!